Encontro Estadual da Busca Ativa Escolar e da Educação que Protege

Undime-AL reúne equipes de educação dos municípios alagoanos para debater políticas públicas voltadas à garantia do direito à educação
12 de Novembro de 2025
...

O Comitê Interinstitucional Aprender a Proteger realizou, nesta quarta-feira (12), o Encontro Estadual da Busca Ativa Escolar e da Educação que Protege, no auditório do SEBRAE/AL, reunindo equipes de educação dos municípios alagoanos para debater políticas públicas voltadas à garantia do direito à educação. Com o tema “Busca Ativa Escolar e Educação que Protege: política pública, corresponsabilidade e equidade”, o evento destacou a urgência de ações coordenadas para prevenir a evasão escolar e fortalecer redes de proteção a crianças e adolescentes.

A programação da manhã contou com a presença do DME de Feliz Deserto e presidente da Undime Alagoas, Djalma Bárros e da DME de Atalaia e vice-presidente da Undime-AL, Glauciane Veiga. Duas palestras centrais deram início a programação. A primeira, ministrada por Verônica Bezerra, oficial de Educação do Unicef, abordou a importância da Busca Ativa como estratégia pública integrada. Em seguida, Josevanda Mendonça Franco, consultora da Unesco/Secadi/Mec, apresentou diretrizes e protocolos da política da Escola que Protege, ressaltando a necessidade de articulação intersetorial.

No período da tarde, especialistas discutiram a dimensão pedagógica da Busca Ativa e a governança dos comitês gestores intersetoriais. As falas de Klévia Delmiro e Rafael Paixão destacaram a sustentabilidade das ações e o papel das instituições na corresponsabilidade das políticas educacionais. O encontro foi encerrado com uma plenária de pactuação intersetorial conduzida por representantes da Undime e da SEDUC.