Presidente da Undime-AL participa de reunião do Colegiado Ampliado da Undime Nacional
Gestão biênio 2025-2027
O DME de Feliz Deserto e presidente da Undime Alagoas, Djalma Bárros e a DME de Atalaia e vice-presidente da Undime-AL, Glauciane Veiga, participaram da reunião do Colegiado Ampliado da Undime Nacional – Gestão biênio 2025-2027 nos dias 1 e 2 de setembro em Brasília. O encontro contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação que compõem a diretoria executiva nacional, as presidências e vice-presidências das seccionais em cada estado.
Essa é a primeira reunião após a realização do 20º Fórum Nacional, que aconteceu em Salvador/BA, no fim de julho deste ano. A programação contemplou discussões e deliberações sobre assuntos estratégicos da atual gestão, além de debates sobre políticas públicas e programas em execução, como Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Fundeb, Sistema Nacional de Educação, Diretrizes Operacionais pela Qualidade e Equidade na Educação Infantil, entre outros. Na ocasião Djalma e Glauciane participaram também de um debate, com o apoio do Sebrae, sobre “Lideranças e Conexões” no qual a proposta foi um bate-papo sobre competências essenciais para quem atua na gestão pública.
O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, esteve na sede da Undime Nacional e participou da reunião do Colegiado Ampliado. Os presidentes regionais da Undime, em articulação com os representantes dos respectivos estados, tiveram a oportunidade de se reunir com o ministro para debater e apresentar as principais demandas de cada estado considerando as diferentes realidades de cada região. Camilo Santana recebeu ainda das mãos do presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, a carta do 20° Fórum Nacional, que apresenta as principais demandas, anseios e os desafios de todas as redes municipais de ensino, que devem ser considerados pelos governos federal, estaduais, municipais, Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, Tribunais de Contas, Ministério Público, terceiro setor, redes e movimentos sociais. Essa foi a primeira vez, em toda a história da Undime, que um ministro da Educação em exercício esteve na sede da instituição.