Undime Alagoas destaca avanços no combate ao analfabetismo durante Seminário Nacional do Pacto EJA

O encontro reuniu representantes de todo o país para avaliar os avanços da política pública, discutir desafios e fortalecer estratégias para a modalidade, em alinhamento ao novo Plano Nacional de Educação (PNE)
...

A Undime Alagoas participou, nos dias 25 e 26 de junho, em Brasília (DF), do Seminário Nacional do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro reuniu representantes de todo o país para avaliar os avanços da política pública, discutir desafios e fortalecer estratégias para a modalidade, em alinhamento ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). A instituição foi representada pelo coordenador estadual do Pacto EJA, Ricardo Almeida Maciel, e pela coordenadora técnica do programa, Taize da Conceição.

Durante a programação, a delegação alagoana apresentou os resultados alcançados pelo estado na implementação do Pacto EJA, destacando ações desenvolvidas em regime de colaboração entre Estado, municípios e Governo Federal. Entre as iniciativas estão a formação continuada de profissionais, o fortalecimento da Busca Ativa, o monitoramento das matrículas, a implantação do CadEJA e a consolidação dos Comitês Territoriais.

Um dos principais indicadores apresentados foi a redução da taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais, que caiu de 17,7% para 13,1%. Para Ricardo Almeida Maciel, o resultado demonstra que o trabalho conjunto entre os entes federativos tem contribuído para transformar uma realidade histórica. “Alagoas vem mostrando que é possível transformar uma realidade histórica quando Estado, municípios e Governo Federal trabalham em regime de colaboração. Ainda temos muitos desafios, mas os resultados já apontam que estamos no caminho certo para garantir o direito à educação de jovens, adultos e idosos.”

A coordenadora técnica do Pacto EJA pela Undime Alagoas, Taize da Conceição, ressaltou que os resultados refletem o compromisso das redes municipais de ensino, dos articuladores, formadores e equipes técnicas na consolidação da Educação de Jovens e Adultos como uma política pública permanente. O seminário também promoveu debates sobre a ampliação das matrículas, permanência dos estudantes e fortalecimento das ações previstas pelo Pacto.

A programação contou ainda com painéis sobre o cenário nacional da EJA, perspectivas do novo Plano Nacional de Educação, construção dos Planos de Ação estaduais, reuniões dos comitês nacionais da modalidade e momentos de integração entre os estados para compartilhamento de experiências exitosas.

Ascom Undime Alagoas