Undime Alagoas destaca avanços no combate ao analfabetismo durante Seminário Nacional do Pacto EJA
O encontro reuniu representantes de todo o país para avaliar os avanços da política pública, discutir desafios e fortalecer estratégias para a modalidade, em alinhamento ao novo Plano Nacional de Educação (PNE)
A Undime Alagoas participou, nos
dias 25 e 26 de junho, em Brasília (DF), do Seminário Nacional do Pacto pela
Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos
(EJA). O encontro reuniu representantes de todo o país para avaliar os avanços
da política pública, discutir desafios e fortalecer estratégias para a
modalidade, em alinhamento ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). A
instituição foi representada pelo coordenador estadual do Pacto EJA, Ricardo
Almeida Maciel, e pela coordenadora técnica do programa, Taize da Conceição.
Durante a programação, a delegação
alagoana apresentou os resultados alcançados pelo estado na implementação do
Pacto EJA, destacando ações desenvolvidas em regime de colaboração entre
Estado, municípios e Governo Federal. Entre as iniciativas estão a formação
continuada de profissionais, o fortalecimento da Busca Ativa, o monitoramento
das matrículas, a implantação do CadEJA e a consolidação dos Comitês
Territoriais.
Um dos principais indicadores
apresentados foi a redução da taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos
ou mais, que caiu de 17,7% para 13,1%. Para Ricardo Almeida Maciel, o resultado
demonstra que o trabalho conjunto entre os entes federativos tem contribuído para
transformar uma realidade histórica. “Alagoas vem mostrando que é possível
transformar uma realidade histórica quando Estado, municípios e Governo Federal
trabalham em regime de colaboração. Ainda temos muitos desafios, mas os
resultados já apontam que estamos no caminho certo para garantir o direito à
educação de jovens, adultos e idosos.”
A coordenadora técnica do Pacto EJA pela Undime Alagoas, Taize da Conceição,
ressaltou que os resultados refletem o compromisso das redes municipais de
ensino, dos articuladores, formadores e equipes técnicas na consolidação da
Educação de Jovens e Adultos como uma política pública permanente. O seminário
também promoveu debates sobre a ampliação das matrículas, permanência dos
estudantes e fortalecimento das ações previstas pelo Pacto.
A
programação contou ainda com painéis sobre o cenário nacional da EJA,
perspectivas do novo Plano Nacional de Educação, construção dos Planos de Ação
estaduais, reuniões dos comitês nacionais da modalidade e momentos de
integração entre os estados para compartilhamento de experiências exitosas.
Ascom Undime Alagoas