Undime Alagoas participa da abertura da Sinpete 2023

Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica acontece entre 16 e 20 de outubro
16 de Outubro de 2023
...

Nesta segunda-feira (16) o DME de Feliz Deserto e presidente da Undime Alagoas, Djalma Barros, participou da abertura oficial da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete 2023). A abertura do evento aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.

A cerimônia contou ainda com a presença do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, pró-reitores de graduação (Prograd), Amauri Barros; de Extensão (Proex), Cézar Nonato; Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Iraildes Assunção; do Secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Sílvio Bulhões; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Ifal, Eunice Palmeira da Silva; pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Adenize Costa Acioli; do diretor do Núcleo de Excelências em Tecnologias Socias (Nees), professor Alan Pedro; e do diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, que fez a conferência de abertura.

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) é um projeto interdisciplinar de popularização e divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento é executado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), com a parceria do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Ufal.

De acordo com o presidente da Undime Alagoas, Djalma Barros, o evento conta com total apoio da Undime. Segundo Djalma a Sinpete é uma grande iniciativa que fortalece projetos de estímulo à iniciação científica e tecnológica que valorizam o conhecimento científico e o protagonismo estudantil de crianças, jovens e adultos, por meio da conexão entre a Educação Básica e a Educação Superior.

“A Undime Alagoas defende que o nosso estado  avance na oferta de uma educação básica que estimule a criação científica. Isso porque o contato com o conhecimento científico já nos primeiros anos escolares é fundamental para despertar o interesse dos jovens pelas carreiras tecnológicas. O aprendizado da ciência abre portas, amplia horizontes, contribui para a formação de uma sociedade com capacidade de compreender e de se apropriar dos benefícios da ciência e da tecnologia”, completou Djalma.

O evento conta com estandes de diversas instituições e projetos científicos que podem ser visitados no estacionamento da reitoria, no Campus da Ufal em Maceió. As atividades da Sinpete 2023 acontecem entre 16 e 20 de outubro em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi. A programação completa do evento pode ser acessada por meio do endereço a seguir: https://evento.ufal.br/sinpete-2023/programacao

De acordo com a organização do evento mais de 200 escolas das redes públicas municipais, estaduais e particulares e mais de dez mil estudantes da educação básica de Alagoas participam de atividades ou experiências científicas relacionadas ao evento na capital e interior.

Fonte: Ascom Undime-AL e Ascom Ufal