Undime Alagoas participa de formação nacional sobre prevenção e enfrentamento à violência nas escolas
Encontro reúne dirigentes municipais de educação e equipes técnicas de todo o país para discutir estratégias de prevenção, resposta e reconstrução das comunidades escolares diante de episódios de violência.
A dirigente
municipal de Educação de Atalaia e vice-presidente da Undime Alagoas, Glauciane
Veiga, representa a seccional alagoana na II Formação Nacional do Programa
Escola que Protege, realizada entre os dias 23 e 25 de junho, em Brasília (DF).
Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o encontro reúne dirigentes municipais
de educação e equipes técnicas de todo o país para discutir estratégias de
prevenção, resposta e reconstrução das comunidades escolares diante de
episódios de violência.
A programação
aborda desafios cada vez mais presentes no ambiente educacional, como violência
no entorno e nos trajetos escolares, racismo nas escolas, bullying,
cyberbullying, discurso de ódio, abuso e exploração sexual de crianças e
adolescentes, além da prevenção e resposta a ataques de violência extrema
contra instituições de ensino.
A formação conta com a participação de representantes do MEC, UNICEF, UNESCO,
Polícia Federal, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Conselho Nacional
de Secretários de Educação (Consed) e Undime, promovendo um espaço de diálogo
intersetorial para o fortalecimento das políticas de proteção no ambiente
escolar.
Entre os destaques estão debates sobre segurança digital,
enfrentamento às violências online, identificação de sinais de abuso contra
crianças e adolescentes e construção de protocolos de atuação para as redes de
ensino. No último dia, os participantes aprofundam discussões sobre a
reconstrução das comunidades escolares após episódios de violência extrema e
sobre o papel da educação na promoção de ambientes seguros, acolhedores e
inclusivos.
Fonte: Undime Alagoas