Undime Alagoas participa de formação nacional sobre prevenção e enfrentamento à violência nas escolas

Encontro reúne dirigentes municipais de educação e equipes técnicas de todo o país para discutir estratégias de prevenção, resposta e reconstrução das comunidades escolares diante de episódios de violência.
25 de Junho de 2026
...

A dirigente municipal de Educação de Atalaia e vice-presidente da Undime Alagoas, Glauciane Veiga, representa a seccional alagoana na II Formação Nacional do Programa Escola que Protege, realizada entre os dias 23 e 25 de junho, em Brasília (DF). Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o encontro reúne dirigentes municipais de educação e equipes técnicas de todo o país para discutir estratégias de prevenção, resposta e reconstrução das comunidades escolares diante de episódios de violência.

A programação aborda desafios cada vez mais presentes no ambiente educacional, como violência no entorno e nos trajetos escolares, racismo nas escolas, bullying, cyberbullying, discurso de ódio, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além da prevenção e resposta a ataques de violência extrema contra instituições de ensino.

A formação conta com a participação de representantes do MEC, UNICEF, UNESCO, Polícia Federal, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Undime, promovendo um espaço de diálogo intersetorial para o fortalecimento das políticas de proteção no ambiente escolar.

Entre os destaques estão debates sobre segurança digital, enfrentamento às violências online, identificação de sinais de abuso contra crianças e adolescentes e construção de protocolos de atuação para as redes de ensino. No último dia, os participantes aprofundam discussões sobre a reconstrução das comunidades escolares após episódios de violência extrema e sobre o papel da educação na promoção de ambientes seguros, acolhedores e inclusivos.

Fonte: Undime Alagoas